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Celulares pré-pagos não atualizados serão bloqueados hoje; como atualizar

A medida vale para 17 estados brasileiros, segundo a Anatel

As linhas de celulares pré-pagos que não estiverem com o cadastro atualizado após terem recebido notificação das operadoras serão bloqueadas nesta segunda-feira (18). A medida vale para 17 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), responsável pela medida, isso afetará menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dos estados. O Projeto Cadastro Pré-Pago, criado para a regulamentação dos cadastros e realizado em parceria com as operadoras Algar, Oi, Claro, Tim, Vivo e Sercomtel, já acontecia há alguns meses.

Como atualizar?

Caso sua linha seja bloqueada, para recuperá-la é só fazer a atualização dos dados por meio dos canais de atendimento da sua operadora. Devem ser informados o nome completo, endereço e CPF ou CNPJ. Para garantir que o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada, o consumidor pode conferir os números utilizados pelas prestadoras para envio destas mensagens na página Cadastro Pré-Pago, no portal da Anatel na internet.

A atualização serve para evitar a ocorrência de fraudes (linhas associadas a CPFs errados) e ampliar a segurança dos consumidores.

Projeto Cadastro Pré-Pago

O projeto da Anatel foi dividido em 3 etapas. Nessa primeira etapa, entre abril e agosto, as linhas desatualizadas com código 62, de Goiás, foram bloqueadas. Entre agosto e outubro foi a vez do Distrito Federal e os estados do Acre, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins, além das regiões com código 61 e 64, de Goiás.

No ano que vem, serão iniciadas a segunda e terceira etapas da medida, que incluem um Portal de Consulta de Linhas por CPF e “outras medidas para melhoria dos procedimentos de habilitação de novos chips”.

Em caso de dúvidas, os usuários podem recorrer aos canais de atendimento das operadoras:

  1. Claro: 1.052;

  2. Tim: *144;

  3. Vivo: *8.486;

  4. Oi: *144;

  5. Algar: 1.055;

  6. Sercomtel: 1.051.

Fonte: Uol e G1 e Anatel

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ANA PAULA FERREIRA ©2025

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